É uma técnica de magnetização direta que gera Campo Circular em decorrencia da aplicação de corrente de magnetização em Corrente Alternada(CA) para detecção de descontinuidades superficiais ou Corrente Contínua(CC), na peça, para detecção de descontinuidades superficiais ou sub-superficiais, através de duas placas de contato de máquinas estacionárias, que fecham o circuito de passagem da corrente na peça.
O campo magnético é formado ao longo de todo o condutor de forma linear(figura 12), sendo diretamente proporcional ao valor da corrente. Externamente é inversamente proporcional com o aumento ou afastamento da distancia do condutor. A área da secção transversal da peça a ser aplicada é utilizada na determinação do valor da corrente de magnetização (figura 13/ 14)
Os equipamentos utilizados são estacionários horizontais ou verticais (figura 15), e a corrente de magnetização de 1.500 a 4.000 Ampères, para inspeção de grandes quantidades de peças seriadas fundidas, forjadas e laminadas, de pequeno e médio porte.