Central de Atendimento: (11) 4066.5312 | (11) 4066.5203 - atendimento@servend.com.br

produtos /

MÁQUINAS DETECTORAS DE TRINCAS POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS - Detectoras de trincas horizontais

Máquina Detectora de Trincas por Partículas Magnéticas Horizontal, Bobina Externa, Automática e Microprocessada, para peças de médio porte.

ITEM 1- CARACTERÍSTICAS GERAIS DO EQUIPAMENTO

-MÁQUINA DETECTORA DE TRINCAS PARA ENSAIOS DE PEÇAS NA HORIZONTAL,ESTACIONÁRIA, MICROPROCESSADA,AUTOMÁTICA/SEMI-AUTOMÁTICA, MODELO HACL-3,0, 4,0 OU 5,0/ 10 OU 15 OU 20 KA CA/ CC, COM CAPACIDADE DE 0 A 3.000, 4.000 OU 5.000 AMPÈRES PARA CAMPO CIRCULAR(DL) E 0 A 10.000, 15.000 OU 20.000 AMPÈRESXESPIRAS PARA CAMPO LONGITUDINAL(DT), EM CORRENTE ALTERNADA
-CA OU CORRENTE CONTÍNUA-CC.

-PARA PRODUÇÃO CONTÍNUA E CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE MAGNETIZAÇÃO DE FORMA INDEPENDENTE(COM A COLOCAÇÃO DE UMA A PEÇA ENTRE CONTATOS) OU PARA MÚLTIPLAS PEÇAS, COM O EMPREGO DO CONDUTOR CENTRAL (PARA ATÉ SEIS PEÇAS COLOCADAS NO CONDUTOR) E TEMPO DE SET-UP DA MÁQUINA DE 4,0 A 20 SEGUNDOS.

- O EQUIPAMENTO OPERA COM A APLICAÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS FORMA SIMULTANEA/ MULTIDIRECIONAL OU SEQUENCIAL OU INDEPENDENTE, PARA DETECTAR DESCONTINUIDADES EM TODAS AS DIREÇÕES DAS PEÇAS( LONGITUDINAIS/DL OU TRANSVERSAIS/DT).
IMPORTANTE: OS TEMPOS DE INSPEÇÃO, NÃO PREVEM O TEMPO DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO, DAS PEÇAS DO DISPOSITIVO DA MÁQUINA. TEMPO ESTIMADO ENTRE CARREGAR E DESCARREGAR DE UMA A SEIS PEÇAS: 5 A 20 SEGUNDOS.

ITEM 1.1- DESCRIÇÃO OPERACIONAL DO EQUIPAMENTO:

– A MÁQUINA MOD. COD. HACL-3,0; 4,0; 5,0/ 10; 15; 20 KA CA/CC, MICROPROCESSADA, PARA REALIZAR A INSPEÇÃO EM PEÇAS, COM COMPRIMENTO/ LARGURA DE 100 A 1.500MM, DIAMETRO/ DIAGONAL DE 150 A 500MM.
-PARA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DO CONDUTOR CENTRAL, SERÁ POSSÍVEL A COLOCAÇÃO DE UMA A SEIS PEÇAS, NA POSIÇÃO HORIZONTAL, NO DISPOSITIVO DE APOIO, ENTRE OS CONTATOS, APÓS O AJUSTE DO COMPRIMENTO. AS DUAS MORÇAS, ESQUERDA E DIREITA, TERÃO CONDUTORES DE COBRE QUE SERÃO ACIONADOS DE FORMA PNEUMÁTICA, PARA FECHAMENTO DE CONTATOS ENTRE SÍ OU COM UM DOS CONTATOS, APÓS PASSAREM PELO FURO CENTRAL DAS PEÇAS COLOCADAS NO DISPOSITIVO DE APOIO, ENTRE OS CONTATOS DA MÁQUINA(VIDE CROQUIS ACIMA).
-O EQUIPAMENTO, TAMBÉM PODERÁ SER UTILIZADO PARA A INSPEÇÃO DE PEÇAS CONFORME ABAIXO(OPCIONAL). NESTA CONDIÇÃO PODERÁ SER FORNECIDO COM DISPOSITIVOS DE APOIO DAS PEÇAS, QUE PERMITEM O AJUSTE NA ALTURA, POSSIBILITANDO QUE FIQUEM CENTRALIZADAS EM RELAÇÃO AO DIAMETRO INTERNO DA BOBINA E PERFEITAMENTE APOIADAS E ALINHADAS, PARA PERMITIR ADEQUADO ACOPLAMENTO DAS FACES DAS PEÇAS COM AS MORÇAS DE TOPO/CONTATOS.
-A BOBINA ESTARÁ POSICIONADA DO LADO ESQUERDO E IRÁ OPERAR DE FORMA AUTOMÁTICA, COM O INÍCIO DO CICLO DE MAGNETIZAÇÃO, ENTRE OS CONTATOS DA MÁQUINA E AO LONGO DA PEÇA, REALIZANDO AS OPERAÇÕES DE MAGNETIZAÇÃO E UMECTAÇÃO DA PEÇA.
-O CICLO DE MAGNETIZAÇÃO SERÁ REALIZADO PELO PROGRAMA AJUSTADO NO CLP. TERÁ INÍCIO COM O ACIONAMENTO DOS BOTÕES BI-MANUAL, FECHAMENTO PNEUMÁTICO DAS MORÇAS NA PEÇA, INÍCIO DA UMECTAÇÃO/ BANHO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS, INÍCIO DO CICLO DE MAGNETIZAÇÃO PELOS CONTATOS(DL) E BOBINA(DT), MOVIMENTAÇÃO DA BOBINA DE FORMA AUTOMÁTICA PARA A DIREITA, COBRINDO TODO O COMPRIMENTO DA PEÇA, ATÉ O CONTATO OPOSTO, TERMINO DA UMECTAÇÃO, NA SEQUENCIA, TÉRMICO DO CICLO DE MAGNETIZAÇÃO, RETORNO DA BOBINA DA BOBINA A POSIÇÃO ORIGINAL(ESQUERDA) E ABERTURA DOS CONTATOS.
-O EQUIPAMENTO PERMITE A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICAS DO CONTATO DIRETO(OPCIONAL).
-PARA PEÇAS SIMILARES A ANEIS,TUBOS OU CUBOS, SERÁ NECESSÁRIO EMPREGAR A TÉCNICA DO CONDUTOR CENTRAL(CC) / CAMPO CIRCULAR,, CONFORME FOTO 4 ABAIXO, COM DISPOSITIVO PARA COLOCAÇÃO DE ATÉ SEIS PEÇAS, PARA DETECÇÃO DE DESCONTINUIDADES TRANSVERSAIS(DT). PARA DETECÇÃO DE DESCONTINUIDADES CIRCUNFERENCIAIS(DL) SERÁ EMPREGADA A TÉCNICA DA BOBINA(B)/ CAMPO LONGITUDINAL.

NOTA: BARRA CONDUTORA DE COBRE/LATÃO, PARA TÉCNICA DO CONDUTOR CENTRAL(CC), SERÁ ACIONADA POR PISTÃO DE AR COMPRIMIDO PARA PERMITIR A PASSAGEM PELO FURO CENTRAL DAS PEÇAS E A BOBINA PERCORRE A DISTANCIA ENTRE CONTATOS, DE FORMA AUTOMÁTICA, MAGNETIZANDO E UMECTANDO AS PEÇAS.

ITEM 1.2:- CAPACIDADE DA MÁQUINA

- NA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DO CONTATO DIRETO OU CONDUTOR CENTRAL (DL), ENTRE CONTATOS, A CAPACIDADE DA MÁQUINA SERÁ PARA GERAÇÃO DE CORRENTE DE MAGNETIZAÇÃO DE 0 A 3.000, 4.000 OU 5.000 AMPÈRES, EM CORRENTE ALTERNADA(CA) OU CORRENTE CONTÍNUA/CC(CA COM RETIFICAÇÃO DE ½ ONDA), P DETECÇÃO DE DESCONTINUIDADES TRANSVERSAIS(DT), SUPERFICIAIS E SUB-SUPERFICIAIS.
-NA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DA BOBINA(DT), COM O USO DA BOBINA MÓVEL ENVOLVENTE, DE AÇO INOXIDÁVEL, COM DIAMETRO INTERNO DE 300, 350, 400, 450 OU 500MM, COM CURSO AUTOMÁTICO, ENTRE AS MORÇAS DE CONTATOS, A CAPACIDADE SERÁ PARA GERAÇÃO DE CAMPO MAGNÉTICO DE 0 A 10.000, 15.000 OU 20.000 AMPÉRESXESPIRAS, EM CORRENTE ALTERNADA(CA) OU CORRENTE ALTERNADA RETIFICADA DE ½ ONDA/ CORRENTE CONTÍNUA/CC, PARA DETECÇÃO DE DESCONTINUIDADES CIRCUNFERENCIAIS (DL), SUPERFICIAIS E SUB-SUPERFICIAIS, EM TAMBORES DE FREIO.

1.3 – CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO

-PARA OS DOIS CAMPOS MAGNÉTICOS; CIRCULAR/ CONTATO DIRETO OU CONDUTOR CENTRAL E LONGITUDINAL/ BOBINA, O AJUSTE DOS VALORES DAS CORRENTES DE MAGNETIZAÇÃO, SÃO REALIZADOS ATRAVÉS DOS PROGRAMAS NO CLP/IHM ALTUS, ASSIM COMO OS DEMAIS PARAMETROS OPERACIONAIS.
-CADA PROGRAMA DO CLP PERMITE A EDIÇÃO, ALÉM DOS DOS VALORES DE CORRENTES DE MAGNETIZAÇÃO DOS CAMPOS CIRCULAR E LONGITUDINAL, OS TEMPOS DE ATUAÇÃO DOS CAMPOS, DO CHUVEIRO, DE FECHAMENTO DE CONTATOS, DO CURSO DA BOBINA, DA FORMA DE APLICAÇÃO DOS CAMPOS MAGNÉTICOS( SIMULTANEO/ MULTIDIRECIONAL OU SEQUENCIAL/ CAMPOS APLICADOS DE FORMA INDEPENDENTE),NÚMERO DE CICLOS COMPLETOS E “DESMAGNETIZAÇÃO” POR CONTATOS OU BOBINA. SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE FALTA/FALHA DE CAMPO MAGNÉTICO DL OU DT/ RESET REINÍCIO DE OPERAÇÃO E REPETIÇÃO DA APLICAÇÃO DO CICLO DE MAGNETIZAÇÃO.
-COMANDO LÓGICO PROGRAMÁVEL (C.L.P.) OPERADO PELO IHM COM TELA TOUCH SCREEN, FOTO 5, COM CAPACIDADE DE EDIÇÃO DE ATÉ 100 PROGRAMAS/ SET-UPS COMPLETOS DE DIFERENTES TIPOS DE PEÇAS.
-CADA PROGRAMA/ SET-UP DE ENSAIO UTILIZARÁ, EM CONDIÇÕES DISTINTAS, RECURSOS DO EQUIPAMENTO, PARA INSPEÇÃO DAS PEÇAS, DE FORMA DIFERENCIADA, CONFORME A GEOMETRIA E DIMENSÕES DE CADA PEÇA.
-A OPERAÇÃO DO PROGRAMA/SET-UP DE ENSAIO DO CLP TEM INÍCIO COM O ACIONAMENTO DOS BOTÕES BI-MANUAIS DE PARTIDA, NA COR VERDE.
-CASO OCORRA ALGUM PROBLEMA, NO INÍCIO OU DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA/ SET-UP DE ENSAIO, O OPERADOR PODERÁ INTERROMPER O FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO AO ACIONAR O BOTÃO DE “EMERGENCIA”, NA COR VERMELHA, FOTO 1, ENTRE OS BOTÕES BI-MANUAIS.
-APÓS A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA/SET-UP DE ENSAIO, A PEÇA ESTARÁ EM CONDIÇÕES DE SER VISUALIZADA SOB A LUMINÁRIA DE LUZ NEGRA, PARA VERIFICAÇÃO DA OCORRENCIA OU NÃO DE DESCONTINUIDADES NA SUPERFÍCIE OU SUB-SUPERFÍCIE DA PEÇA.

1.4-CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS DAS MÁQUINAS

-MÁQUINAS MODELOS HACL-3,0, 4,0 OU 5,0/ 10, 15 OU 20 KA CA/CC SÃO CONSTRUÍDAS EM GABINETE DE CHAPAS DE AÇO, BACIA EM AÇO CARBONO, ESTRUTURA DOS CONTACTOS DE AÇO LAMINADO, USINADOS, GUIAS PARA APOIO E AJUSTE NO COMPRIMENTO, DAS BASES MÓVEIS DE CONTATOS ESQUERDA E DIREITA, GUIAS DE NYLON CENTRAIS DE DESLOCAMENTO DO BOBINA POR SISTEMA PNEUMÁTICO.
-CONTATOS DE TOPO, ESQUERDO E DIREITO, COM CORDOALHAS DE COBRE PARA MINIMIZAR A QUEIMA POR ABERTURA DE ARCO VOLTÁICO COM A PEÇA, MÓVEIS ATRAVÉS DAS BASES NAS GUIAS DA MESA, PERMITEM O AJUSTE DE COMPRIMENTO DE ENSAIO POR AMBOS OS LADOS E COM ACIONAMENTO PNEUMÁTICO.
-BOBINA EXTERNA COM CARCAÇA DE AÇO INOXIDÁVEL, DIAMETRO INTERNO DE 300, 350, 400, 450 OU 500MM E EXTERNO DE 500, 550, 600, 650 OU 700 MM E LARGURA DE 200MM, COM CHUVEIRO EXTERNO COM CONTROLE DE FLUXO DO BANHO, PARA UMECTAÇÃO DAS PEÇAS COM O BANHO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS, INSTALADO SOBRE O DIAMETRO INTERNO(FOTO 3), PARA POSSIBILITAR BOA APLICAÇÃO SOBRE A SUPERFÍCIE DA PEÇA, SIMULTANEAMENTE COM A MAGNETIZAÇÃO E DESLOCAMENTO AUTOMÁTICO AO LONGO DO COMPRIMENTO DA(S) PEÇA(S), ENTRE AS PLACAS DE CONTATOS.
-TANQUE DE SOLUÇÃO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS COM A CAPACIDADE P/ (30) LITROS, INSTALADO EXTERNAMENTE(FOTO 6),ATRÁS DO GABINETE. POSSUE VÁLVULA ELETROPNEUMÁTICA DE FLUXO E CORTE DO BANHO, QUE PERMITE QUE ESTA FUNÇÃO ATUE DE FORMA AUTOMÁTICA, CONFORME O TEMPO DE BANHO DETERMINADO NO PROGRAMA/SET-UP EM OPERAÇÃO E SISTEMA DE AGITAÇÃO, NO FUNDO DO TANQUE, PARA MANUTENÇÃO DAS PARTÍCULAS MAGNÉTICAS EM SUSPENSÃO NO BANHO, SEM DECANTAÇÃO.

-O GABINETE DA MÁQUINA TERÁ AS SEGUINTES DIMENSÕES:

COMPRIMENTO:-2.300MM
LARGURA: -900MM
ALTURA : -900MM

NT: PODERÁ SER FORNECIDO COM NIVELADORES PARA AJUSTE EM PISOS IRREGULARES, CONFORME OPÇÃO DO CLIENTE.

-PINTURA EXTERNA DA MESA DE ENSAIO, EXTRUTURAS DOS CONTATOS E BOBINA, NA COR PRETA, GABINETE EXTERNO, COLUNAS E ALMOFADAS NÃO REMOVÍVEIS NA COR BRANCO ÁGHATA, ALMOFADAS REMOVÍVEIS E DE ACESSO INTERNO NA MÁQUINA, NA COR AMARELO E INTERNAMENTE LARANJA CALIFÓRNIA.

1.5 - COMANDO ELÉTRICO/ELETRONICO, DE FORÇA E PNEUMÁTICO

-INSTALAÇÃO ELÉTRICA, ELETRONICA, DE FORÇA E PNEUMÁTICA, INSTALADAS NA PRÓPRIA MÁQUINA, PARA MELHOR OCUPAÇÃO DO ESPAÇO, NO LOCAL EM QUE SERÁ INSTALADA.
-SISTEMA DE FORÇA COMPOSTO DE TRANSFORMADORES DE POTENCIA, BOBINA, FONTES, BANCOS RETIFICADORES, BARRAMENTOS E PLACAS ELETRONICAS CONTROLADORAS DE POTENCIA, PRODUZIDOS PELA SERV-END.
-QUADRO DE COMANDO MONTADO INTERNAMENTE EM ALMOFADAS ARTICULADAS, SENDO DO LADO ESQUERDO O COMANDO ELÉTRICO COM CONTATORES E RELES TELEMECANIQUE, WEG, COEL OU DIGIMEC, FONTES/ TRANFORMADORES DE SINCRONISMO MCE, DISJUNTORES STECK, CHAVE SECCIONADORA MOELLER OU SEMITRANS,CONECTORES CONEXEL, BOTÕES E SINALEIRAS METALTEX, CABOS VERDE E AMARELO PARA TERRA, PRETO PARA FORÇA AMARELO OU VERMELHO PARA COMANDO, BRANCO 24 VOLTS, CANALETAS DE PASSAGEM HELLERMANN, TERMINAIS E ANILHAS DE IDENTIFICAÇÃO DE CABOS DE COMANDO E DO LADO DIREITO QUADRO DE ENTRADA DE FORÇA COM FUSÍVEIS ULTRA-RÁPIDOS EM CHAVE DE FORÇA COM SISTEMA DE PROTEÇÃO. MOTOR/ BOMBA CENTRÍFIGA MARCA TEXIUS, CLP/ IHM AUTUS, CONJUNTOS PNEUMÁTICOS, PISTÓES, VÁLVULAS, REGISTROS, CONEXÕES E CONTROLADORES MARCA NORGREEN.
-CONTROLE ÓPTICO ATRAVÉS DE PAINEL MÓVEL, COM IHM DIGITAL, SINALIZADORES DE FUNCÃO “CICLO”/OPERAÇÃO, “FALHA”/ FALTA DE CAMPO MAGNÉTICO E “BOMBA”/ OPERAÇÃO DO SISTEMA DE BANHO DE PARTÍCULAS; NO LADO ESQUERDO, SOBRE A MESA DE ENSAIO.
-SERÁ FORNECIDO MANUAL DE INSTRUÇÕES COMPLETO, DESENHOS ELÉTRICOS DE COMANDO, FORÇA E AUXILIARES, DESENHO DO SISTEMA PNEUMÁTICO E RELAÇÃO COMPLETA DE COMPONENTES POR TIPO/MODELO E MARCA.

1.6- SEGURANÇA

-EQUIPAMENTO SERÁ FORNECIDO NAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA QUE ATENDAM AS NORMAS NR-10 E NR-12 DO MINISTÉRIO DO TRABALHO.
-O ACIONAMENTO DE PARTIDA, PARA INÍCIO DE OPERAÇÃO, SERÁ ATRAVÉS DE SISTEMA BI-MANUAL, COM CHAVE DE EMERGENCIA CENTRAL.
-A FOTO DO EQUIPAMENTO ABAIXO, MOSTRAM AS CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO DOS COMPONENTES, CONFORME DESCRITOS ACIMA.

1.7 - DADOS TÉCNICOS DO EQUIPAMENTO

-TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO: 220/ 380 OU 440 VOLTS, TRIFÁSICA CONFORME OPÇÃO.
-FREQUENCIA: 60 HZ
-CORRENTE DE ENTRADA: MÁXIMO 100, 150 OU 200 AMPÈRES, CONFORME A OPÇÃO DE POTENCIA DA MÁQUINA.
-POTENCIA: 36, 45 OU 50 KVA
-CORRENTE DE SAÍDA: 0 A 3.000, 4.000 OU 5.000 AMPÈRES EM CORRENTE ALTERNADA(CA) OU CORRENTE ALTERNADA RETIFICADA DE ½ ONDA (C.C.), P/ CAMPO MAGNÉTICO CIRCULAR/ CONTATO DIRETO OU CONDUTOR CENTRAL E 0 A 10.000, 15.000 0U 20.000 AMPÈRES/ESPIRAS P/ CAMPO MAGNÉTICO LONGITUDINAL/ BOBINA, EM CORRENTE ALTERNADA(CA) OU CORRENTE ALTERNADA RETIFICADA DE ½ ONDA OU COMPLETA/ CORRENTE CONTÍNUA/C.C., AJUSTÁVEIS, ASSIM COMO DAS DEMAIS FUNÇÕES, ATRAVÉS DE 100 PROGRAMAS/ SET-UPS DE OPERAÇÃO DA MÁQUINA, NO CLP/IHM, CONFORME ITEM 1.3, “CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO”.
-DIMENSÕES: CONFORME ITEM 1.4, ACIMA.
-CONDIÇÕES DE ENSAIO/ AJUSTE/ COMPONENTES: -COMPRIMENTO DE 100 A 1.500MM. AJUSTE DO COMPRIMENTO ATRAVÉS DAS MORÇAS DE CONTATOS ESQUERDA E DIREITA, MÓVEIS AO LONGO DA MESA DE ENSAIO, COM DISPOSITIVO DE APOIO DAS PEÇAS E REGULAGEM DE ALTURA( ITEM 1.1, FOTO 2). MORÇAS DE CONTATOS TRANSVERSAIS REVESTIDAS COM CORDOALHAS DE COBRE, ACIONADAS PNEUMÁTICAMENTE PARA FECHAMENTO DOS CONTATOS COM A(S) PEÇA(S). BOBINA EXTERNA MÓVEL, AUTOMÁTICAMENTE, POR ACIONAMENTO PNEUMÁTICO, COM DIAMETRO INTERNO DE 300, 350, 400, 450 OU 500MM, DIAMETRO EXTERNO DE 500, 550, 600, 650 OU 700MM, LARGURA DE 200MM, CARCAÇA DE AÇO INOXIDÁVEL, COM CHUVEIRO PARA UMECTAÇÃO DAS PEÇAS COM O BANHO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS DURANTE O CICLO DE MAGNETIZAÇÃO E DESLOCAMENTO ENTRE OS CONTATOS. PODERÁ SER FORNECIDA COM APLICADOR MANUAL, CONFORME OPÇÃO DO CLIENTE.
-PRESSÃO AR COMPRIMIDO: 66LBS/CM2
-TANQUE DE SOLUÇÃO DE PARTÍCULAS MAGNÉTICAS COM SISTEMA MOTOR BOMBA PARA AGITAÇÃO E APLICAÇÃO DO BANHO NA PEÇA, COM VÁLVULA ELÉTRO PNEUMÁTICA DE APLICAÇÃO E CORTE DO BANHO. TANQUE COM CAPACIDADE P/ 30LITROS DE BANHO PRONTO.

IMPORTANTE: O EQUIPAMENTO SERÁ FORNECIDO COM CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO CONFORME NORMAS A.S.T.M. E-709/14 E E-1444/12, ASME V ARTIGO 7/11 E ABNT NBR 16030/12, ATENDENDO REQUISITOS DE PROGRAMAS DE QUALIDADE COMO ISO E QS 9.000, COM VALIDADE MÍNIMA PARA SEIS (6) MESES E NO MÁXIMO PARA DOZE (12) MESES.

solicitar um orçamento

Endereço

Rua Prudente de Moraes, 580

Jd. Alvorada - Diadema - SP

CEP 09960-500

Contatos

Tels: (+ 55 11) 4066-5312
(+ 55 11) 4066-5203

atendimento@servend.com.br
© Copyright Serv-end - 2018 Todos os direitos reservados - by Personalize Soft